15.11.05

Doyle e a Política Brasileira

Se existe algo que aprendi lendo os livros de Doyle foi desconfiar do óbvio. Sabe aqueles casos que tudo parece indicar para um lado, mas um fato, um simples fato transforma tudo que outrora era vermelho em verde e muda todas as suas concepções de mundo? Sou fascinado por eles.

A corrupta política brasileira sempre nos mostrou sua afável cara em vésperas de eleições. Interessante, não? Depois das eleições todos são amigos de novo, afinal os poderes já estão definidos entre os "mamadores" oficiais e só lhes resta esperar até a próxima eleição para aparecerem com mais um pacote de denúncias de corrupção contra quem está no governo. Assim fez o PT, assim faz o PFL e o PSDB.

Mas existem peculiaridades que se pararmos para refletir nos(me) deixa um pouco intrigado. José Dirceu hoje é o corrupto número um do Brasil. Cargo que já fora ocupado pelos ilutres: Juíz Lalau, ACM, PC Farias, Collor... Denunciado como o mestre do caixa 2, o operador do mensalão, o deturpador da gloriosa ética política brasileira responde a processo no congresso por quebra de decoro parlamentar e corre o risco de ser caçado. Mas mesmo assim insiste em recorrer a leis desenterradas para se manter no cargo. Esquisito né?

Um político vive de imagem. Quanto mais bonito e mais cara de inteligente for, melhor. Se tiver uma boa lábia então, vai longe. Mas o que vai garantir sua eleição é a posição da midia sobre tal político. Se a mídia o apoiar, está eleito. A pior coisa que pode acontecer para um político é ser apresentado pela midia como corrupto e ladrão. E Dirceu parece que gosta disso. Ele poderia muito bem ter renunciado e nas próximas eleições municipais ninguém mais sabendo quem ele foi seria eleito novamente, voltando assim para a deliciosa "mamadeira" estatal. Mas não, decidiu levar o processo. Sendo criticado, apunhalado pela mídia e pelos intelectuais brasileiros. Não bastando isso, podendo ser caçado logo e assim esperado mais uns 10 anos para voltar a "mamadeira". Decidiu recorrer do processo. Pelo fato do caso estar muito encima da midia é óbvio que ele iria perder a sentença. E assim foi. Com sede de sangue decidiu recorrer mais uma vez agora, e provavelmente vai perder a sentença denovo, afinal alguém precisa ser punido, e este alguém invariavelmente será ele. Isso é muito sadomasoquismo para o meu gosto.

Não é defendendo Dirceu. É a análise dos fatos. Se ele fosse culpado, ele teria renunciado porque sabe que no Brasil as pessoas têm memória curta. Um exemplo disso é Collor quase eleito governador do Alagoas e ACM eleito senador da Bahia. De duas uma. Ou ele é culpado e têm alguma prova forjada que irá livrar a sua cara mas precisará de tempo para mostrar. Ou ele é inocente e tem uma boa prova disso que ainda esta por vir. Mas que será mostrada. Porque acreditar que ele é culpado e que essa insistência toda em recorrer ao STJ é pura canalhice, para mim não faz sentido. Porque quem "mama" uma vez, quer "mamar" mais. E fará de tudo para consegui-lo.

Um comentário:

Anônimo disse...

Who knows where to download XRumer 5.0 Palladium?
Help, please. All recommend this program to effectively advertise on the Internet, this is the best program!