24.2.05

Malhação

Quando eu estava no alge dos meus 11, 12 anos, assistia Malhação todo o santo dia, era muito fã desse programa que mostra adolescentes, seus problemas, romances e etc. Não perdia um episódio sequer, 17:00 era sagrado para mim, e interessante que eu assistia e pensava que ser "adolescente" era daquele jeito, ser "bonitão" e "saradão" ter "problemas" e toda noite ir para um bar se encontrar com os amigos para conversar, achava que sempre iria existir aquele malzão da turma, que eu ajudaria-o a mudar e acabaria me apaixonando por uma menina linda(e loira), inteligente e no final passando no vestibular(sem estudar nada) e morando junto com essa tal princesa, sendo felizes para sempre! Ahh, como seria bom se fosse assim!
Um belo dia prestando a atenção nos adolescentes, notei algo interessante, a grande maioria dos jovens, que assistem o programa, acham que a vida é aquilo, idealizam aquilo e procuram viver como no programa. O programa que acho que era para ser o retrado do jovem brasileiro, acabou se tornando o modelo do jovem brasileiro, as pessoas querem viver como veêm na televisão, achando sempre que a vida é tudo aquilo ali. Tá, mas até ai "tudo bem" o pior de tudo, é a ideologia passada pelo programa, se você prestar atenção, você ja viu alguém(que não sejam os "cdfs") lendo algum livro? ou discutindo algum tipo de ideologia politica, indo ao teatro, desenvolvendo alguma atividade cietifica? ou então, até mesmo alguém estudando? e se ver, é de uma forma muito vaga.
São pequenos detalhes, que fazem a diferença na vida do adolescente, quando este assiste ao programa, e vê que o "legal" é ser ignorante politico-culturalmente e levar uma vidinha baseada em problemas simples, e polêmicas ridiculas, só pegando mulher gostosa, o que irá se esperar desse adolescente? Acho que os principais culpados da nossa péssima condição social e politica, são aqueles que criam essas ilusões, e fazem as pessoas viver de acordo com elas, fazendo-as esquecer que o salario dos deputados irá aumentar de 12 mil reais, para 21 mil reais, enquanto o minimo aumenta 20 reais, sem nenhum tipo de protesto por parte da população.
Infelizmente a midia ta formando adolescentes mediocres(diferentes daqueles do movimento estudantil) no seu modo de viver e pensar, está formando cegos que ridicularizam, muitas vezes, a visão(O mito da caverna). Não sou contra em assistir esses programas(até eu assisto de vez em quando) sou a favor do senso critico relacionado a este, e das pessoas se auto observarem para notarem o quanto são vitimas desse arma que manipula mentes, a midia! porque, só assim, seremos livres!

Nenhum comentário: